Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



MEMÓRIAS

Sábado, 02.02.13

 

Nessa noite

uma lua prenha,

rodando tão devagar

que qualquer olhar lhe atribuiria  

a imobilidade do grafismo impresso,

deixou que  uma nuvem cinzenta a tapasse

 *

Depois,

sobre o louceiro da sala,

no aquário dos sonhos  antigos,

um novo e inesperado peixe incolor

foi-lhe devolvendo a memória dos “crayons”

até que a insubmissão de uma mão imaginária

os quisesse e soubesse ressuscitar na vontade dos dedos

 *

Fazia tanto frio

na floresta das cores

onde as horas, como agulhas,

lhe apontavam as conchas vazias

de mil gestos sem esperança de fruto...

 *

 Bastou

porém

que esse peixe

se agitasse levemente,

que uma palavra

espelhasse a cor da nuvem,

que as invisíveis raízes

suportassem o inevitável tronco,

que o impensável cilindro

se alongasse em ramos impossíveis,

que as velhíssimas memórias

se metamorfoseassem em folhas improváveis

para que

a substância do fruto

se viesse a tornar tão real

quanto aquela absoluta urgência

de o ouvir cantar

por dentro de outra novíssima criação.

*

 

 

 

 

 

Maria João Brito de Sousa – 02.02.2013 – 18.09h

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Maria João Brito de Sousa às 18:57


29 comentários

De jabeiteslp a 02.02.2013 às 19:08

Beleza de cores do teu versar

De Maria João Brito de Sousa a 02.02.2013 às 23:33

Obrigada, Anjo!

Feliz noite

De jabeiteslp a 02.02.2013 às 21:17

e lá vou eu pós destilantes fadados e tertuliados....

feliz noite pra ti




De Maria João Brito de Sousa a 02.02.2013 às 23:35

E suponho que, a estas horas, já estarás um bocadinho "destilado", eheheh...

Feliz festa, Anjo!

De jabeiteslp a 03.02.2013 às 18:58


e a dor de cabeça com que acordei...mas melhor já

tou a seleccionar umas imagens para o filme...

feliz noite

De Maria João Brito de Sousa a 03.02.2013 às 22:52

Já te vou conhecendo estas rotinas, Anjo!

Boa noite e bom trabalho para ti!

De Maria João Brito de Sousa a 04.02.2013 às 00:13

É um passatempo-trabalho, então

Eu também passo o tempo a limpar "desastres" de cão... e já vou sentindo bem o peso do trabalhão que isso me dá, eheheh... o pior é quando se chega ao ponto de querer fazer e já nem conseguir... acredita que eu, às vezes, sinto mesmo que estou nessa espécie de fronteira entre "conseguir" e "não conseguir"... vou fazendo um esforço cada vez maior por coisitas de nada, que fazia tão rapidamente que nem dava por elas...

Feliz noite, Anjo!

De jabeiteslp a 04.02.2013 às 12:18

Um bom dia
E há que perseverar

as minhas dobradiças
também andam ferrugentas que só eu sei...

De Maria João Brito de Sousa a 04.02.2013 às 14:34

Atenção a isso, Anjo!

No meu caso, são umas proteínas que o meu sangue produz e que induzem uma série de sintomas e maleitas... não seria mau ires ao médico falar disso, na minha humilde opinião... as doenças do foro reumático estão muito longe de poderem ser todas atribuídas ao passar dos anos... e são muito vastas e complexas, garanto-te!

As tuas rápidas melhoras!

De jabeiteslp a 04.02.2013 às 21:06


a minha médica
amiga e conhecida
de cada vez que lá vou :

dispa-se
exame rectal and so on.... vai lá vai


feliz noite sossegada...e

De Maria João Brito de Sousa a 05.02.2013 às 14:37

Eheheheh... eu não que não tenho próstata... mas devias falar das tuas "juntas" doridas... é que só com exames - análises - muito específicas é que se diagnosticam certas mazelas...

Feliz tarde. Não consigo estar por aqui muito tempo, hoje... vou tentar pedir desculpa ao Poeta Zarolho.

De jabeiteslp a 05.02.2013 às 22:21


feliz e bela noite...

De Maria João Brito de Sousa a 06.02.2013 às 11:01

Desculpa, Anjo... não tenho estado bem e continuo a não estar. Perdi a conta aos comentários, ao Facebook... a tudo. Estou com uma medicação muito forte para a hipertensão mas, desta vez, nada está a resultar e eu sinto-me muito cansada, embora não esteja desanimada... mas concentrar-me no que leio e escrevo já está a ser muito cansativo e eu fiquei ainda mais lenta...

Um dia feliz para ti

De jabeiteslp a 06.02.2013 às 14:30


primeiro tu Maria João...

feliz tarde

De Maria João Brito de Sousa a 07.02.2013 às 15:02

Que remédio, Anjo... tenho de descansar sob pena de nunca mais poder voltar. Que remédio... já não aguento nem sequer tentar responder-vos a todos... e ontem estive no hospital (blergh!) com uma amiga que me veio buscar de propósito. Estavam muito mazitas, as coisas... e hoje mazitas continuam. Nem sei como a maquineta aguenta estes valores que não baixam nem à marretada...

Feliz tarde para ti, Anjo!

De jabeiteslp a 07.02.2013 às 20:47


era melhor vender a apartamento
que não será o momento


e vires viver connosco aqui...


Há quorum cifrado e tudo mais ao que se quiser...

De Maria João Brito de Sousa a 07.02.2013 às 21:06

Eheheheheh... nem posso vendê-lo, Anjo... sou co-proprietária usufrutuária...

Feliz noite para ti

De jabeiteslp a 07.02.2013 às 21:14



quando tiver o meu projecto concluido
se se concluir

virás...

De Maria João Brito de Sousa a 07.02.2013 às 21:21

Força para esse projecto, Anjo!

De jabeiteslp a 07.02.2013 às 21:26


há entraves pelo caminho....mas será

De Peter a 06.02.2013 às 08:38

Ciao poetisa , buon giorno....
Belos poemas como sempre na luta da palavra e do craion.
Beijinhos e que a ferrugem nos deixe sobreviver enquanto se puderem olear as dobradiças do tempo cujo infinito é finito.
Beijos e inspiração.

De Maria João Brito de Sousa a 06.02.2013 às 11:12

Peter!

Que bom vê-lo por aqui, nos meus poemas mais "vadios"... mas não estou nada bem... estou, há vários dias, com uma hipertensão antiga mas controlada que nestes últimos dias se descontrolou completamente... e não tem nada a ver com "ansiedades", que nunca tenho. É uma lipoproteína que está a ser "atacada" por uns anticorpos menos simpáticos e anda para aqui a fazer das suas... de qualquer forma, não consigo manter o ritmo que tinha... o cansaço é muito grande e seria muito arriscado eu continuar a contrariar os avisos que o corpo me vai fazendo... tentarei estar por aqui até sentir que o esforço está a ser demasiado... mas vou tentar ir até aí!

Bacini!

De filipinha22 a 09.02.2013 às 03:34

Só devemos recordar bons e belos momentos,tudo o resto deve ser deixado para trás,beijinhos grandes,diverte-te no carnaval,à tua maneira,mas espero que te divirtas.

De may lu a 05.05.2013 às 19:01

"mas bastou

que esse peixe

se agitasse levemente,"
Para que a vida fizesse sentido em uma metamorfose improvável... Um poema profundo e belo de se ler! Às vezes precisamos de antigas memórias esquecidas no fundo de um baú para avigorar quem somos e de onde viemos.

Um abraço cheio de delicadezas!!

De Maria João Brito de Sousa a 05.05.2013 às 19:38

Grata pela visita, pelo comentário, e pela delicadeza do abraço, May Lu.
Evio, de volta, o meu!

Maria João

Comentar post








comentários recentes