Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A ÚLTIMA ESTRELA

Quarta-feira, 22.03.23

O ÚLTIMO ANJO DE MARIA 1999.jpeg

A ÚLTIMA ESTRELA
*


Um anjo, de negro,

Recolhia do céu

As últimas estrelas da noite

Para que o Sol

Nascesse claro e glorioso
*

 

Uma mulher, de branco,

Recolhia, de uma qualquer janela,

O seu direito de prolongar a noite
*

 

O Anjo olhou a Mulher,

Pequena estrela baça

Teimando em ser estrela

Para além da noite

E se anjos são anjos,

São homens com asas

Sofrendo das mesmas vãs contradições
*

 

O homem com asas

Não fez por maldade,

Fez por tradição:

Não se rouba ao sol

A glória do brilho

Nem se guarda a noite

Por trás da janela,

Que até ente os anjos

Impera o conceito

Do que é preconceito...
*

 

Tocou-lhe ao de leve,

Tão de levezinho

Que mal lhe tocou

E a mulher caiu,

                                                     Caiu, mas subiu

No segundo certo,

                                                       No momento exacto

De alcançar no alto

A Última Estrela.
*

 

Mª João Brito de Sousa

1994
***

À I.C., In Memoriam

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Maria João Brito de Sousa às 11:27


16 comentários

De Ana Mestre a 22.03.2023 às 11:57

Tão bonito, tão triste e tão verdade...

Obrigada

De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 12:03

Sou eu quem te agradece a leitura, Ana!


Esta é a minha interpretação poética de uma situação bem real, infelizmente.

Dediquei-o a uma amiga que partiu.


Um beijo!

De Ana Mestre a 22.03.2023 às 12:06

Consegui perceber...

Que a sua amiga esteja em paz!

De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 12:09

Obrigada por ter compreendido, Ana.

De Teresa Palmira Hoffbauer a 22.03.2023 às 12:59

A situação política actual não é poética‼️
A POESIA é conforto para quem a escreve e para quem a lê.
Embora neste momento apoderou-se de mim um tal desalento que não consigo agarrar a estrela ⭐️

Abraço solidário da amiga ainda nas margens do rio Reno.

De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 13:10

Bem sei, Teresa, bem sei...

Este poema é da década de 90 do século passado - do tempo em que eu apenas escrevia em verso branco e, de quando em quando, em verso livre com rima ocasional...

De qualquer forma, também nada houve de poético na morte que aqui tento descrever, pelo menos até eu dar o meu melhor para lhe conferir a poesia possível, um pouco em jeito de homenagem póstuma a uma amiga que gostava muitíssimo da minha poesia.

Um forte abraço



De Teresa Palmira Hoffbauer a 22.03.2023 às 13:38

Eu compreendi que a sua amiga conseguiu no momento exacto alcançar a última estrela ⭐️ embora eu virasse a interpretação para o meu desalento.

Há poemas, sejam sonetos ou em verso branco, são imortais na sua actualidade, que é o caso da sua POESIA, Maria João.

Abraço solidário ainda de Düsseldorf.

De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 13:44

Outro grande abraço desta sua amiga que está em muito mau estado físico por causa da infecção que surgiu na sequência da última cirurgia dentária.
Estamos todos um tanto desalentados, Teresa. E todos tememos pelo futuro dos nossos jovens.

De jabeiteslp a 22.03.2023 às 17:37

Um belo toque de magia
para um bela tarde em harmonia
que deixo MJ

Beijinhos

De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 17:45

Obrigada, !

Que tenhas uma tarde feliz, que eu estou para aqui com a cara toda inchada e dores que dão para dar e vender, embora eu duvida que alguém as queira comprar

Beijinhos

De Rogério V Pereira a 22.03.2023 às 22:09

"Não se rouba ao sol
a glória do brilho"

...e que faria o ladrão
com tal glória roubada?

(belo, como sempre!)

Abraço


De Maria João Brito de Sousa a 22.03.2023 às 22:12

Obrigada, Rogério!

Forte abraço, meu amigo!

De Francisco Carita Mata a 23.03.2023 às 16:42

Excelente e tocante! Belo e pungente!

De Maria João Brito de Sousa a 23.03.2023 às 22:36

Muito obrigada, Francisco!

Este poema foi a homenagem possível a uma amiga que partiu cedo demais...

Desculpe-me se o não conseguir visitar hoje, mas ainda estou muitíssimo infectada e dorida.

Fraterno abraço

De Mariete a 01.05.2023 às 11:55

Poema encantador que tanto gostei de ler. Quem assim escreve mostra ser uma poetisa exemplar de uma inspiração poética notável.

Feliz dia 1º de Maio, feriado, dia do trabalhador
Abraço

De Maria João Brito de Sousa a 01.05.2023 às 12:20

Obrigada e um Feliz 1º de Maio, Mariete!

Um abraço!

Comentar post








comentários recentes